Eurochestries | Mais de 700 pessoas lotam auditório da UFC durante concerto de abertura

Realizado na noite da última segunda-feira (13), no Auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Mucambinho, o Concerto abriu, oficialmente, a 26ª edição do Festival Internacional de Orquestras de Jovens – Eurochestries. Na plateia, mais de 700 pessoas, entre músicos, amantes da música e autoridades como o prefeito Veveu Arruda; o presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado, Padre Zé Linhares; o comandante do 3º BPM, Coronel Carvalho Moura; o diretor do Campus da UFC de Sobral, professor Vicente Pinto; o presidente do Eurochestries (França), Claude Révolte, e representantes do secretariado Municipal.

Com um repertório repleto de clássicos da música nacional e internacional como, Brasileirinho (Waldir Azevedo), Que nem Jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), Asa Branca (Tarcísio Lima), Por una cabeza (Carlos Gardel), Somewhere over the rainbow (Israel Kamakawiwo'ole ), a apresentação durou cerca de duas horas e meia e encantou o público presente, que assistiu a regência dos renomados maestros Slaven Batorek, Marco Antônio Silva, Adeline stervinou, Marco Toledo, dentre outros.


Para o prefeito Veveu Arruda, o “momento consagra o legado cultural de Sobral, que tem uma trajetória de música, por meio da estrutura existente no Município, como a Escola de Música Maestro José Wilson Brasil,” criada em sua gestão na Secretaria da Cultura (1997-2004). “Hoje nós temos uma Escola de Música que atende cerca de 700 alunos, músicos e professores, além do curso de música da UFC, que possui uma excelente qualidade e se articula bem com escolas de outros Países, portanto, este é um momento de extrema importância”, concluiu.

Já o professor do Curso de Música da UFC (campus Sobral) e diretor do Eurochestries no Brasil, Marco Toledo, destacou o apoio recebido para a realização do festival, “Eu gostaria de agradecer a todos aqueles Prefeitura, Governo do Estado,  UfC e UFCA ,que estão contribuindo para a realização desse sonho, que é fazer mais um Eurochestries aqui, mostrando para o mundo que nossos jovens também podem tocar no mesmo palco de músicos formados em conservatórios das grandes escolas”.



26º Eurochestries


Nesta edição, o Eurochestries contará com a presença de dois grupos internacionais, da Croácia e da Espanha, além de contar com a participação de músicos da UFC (campus Fortaleza e Sobral), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil. Uma realização da Universidade Federal do Ceará (Campus Sobral) e do Centro de Pesquisa em Música e Educação (PesquisaMus), o Eurochestries conta ainda com a parceria com o Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo e do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes).

1ª Edição

A primeira edição do Eurochestries na América Latina aconteceu em Sobral em 2013. Na ocasião, mais de 100 músicos, quatro regentes, sendo um da França e um da Espanha, participaram do Festival, reunindo mais de 1000 espectadores durante uma semana de sua realização.

Confira AQUI a programação completa do Festival.