Festival Internacional Eurochestries leva espetáculo à Praça do Theatro São João nesta quinta (16)

Moradores de Aracatiaçu e Taperuaba receberam os músicos da Croácia e da Espanha

Dando continuidade à programação de concertos orquestrais, o Festival Internacional Eurochestries irá promover apresentação gratuita nesta quinta-feira (16), na Praça do Theatro São João e no município de Meruoca, a partir das 19h. Os concertos ficarão por conta das Orquestras da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Croácia, respectivamente.

O Festival, que teve início na segunda-feira (13) com grande apresentação no Auditório do Campus da UFC, segue até o próximo dia 22 com apresentações em diversos locais da cidade, inclusive nos distritos. Na última terça-feira, os moradores de Aracatiaçu e Taperuaba receberam os músicos da Croácia e da Espanha. De acordo com o professor e maestro da Escola de Música Maestro José Wilson Brasil, José Brasil de Matos Filho, “o festival além de promover o intercâmbio cultural e artístico por meio da prática orquestral, democratiza e descentraliza as ações culturais do município, uma vez que possibilita também o acesso aos habitantes dos distritos que receberam a apresentação”.

Nos próximos dias serão realizados espetáculos em pontos como Igreja da Sé, North Shopping, Santuário de São Francisco, Igreja Nossa Senhora de Fátima (Sinhá Saboia) e Auditório do Campus da UFC Sobral (Mucambinho). A regência dos concertos conta com a participação de convidados das Orquestras Internacionais das Eurochestries como Colette Babiaud (França/Espanha), Slaven Batorek (Croácia), James Sparks (Canadá), Claude Révolte (França) dentre outros.

Eurochestries na América Latina

A primeira edição do Festival na América Latina aconteceu em Sobral, em 2013. Nesta edição, o festival conta com a presença de dois grupos internacionais, da Croácia e da Espanha, além de contar com a participação de músicos da UFC (campus Fortaleza e Sobral), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil.