Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | Sobral tem segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM)


Com o segundo melhor Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Estado do Ceará (0,714), Sobral está entre os quatro municípios cearenses que alcançaram um IDH alto, atrás apenas de Fortaleza  (0,754) e seguido de Crato (0,713) e Eusébio (0,701). É o que aponta o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, divulgado nesta quarta-feira (1º), pela Fundação João Pinheiro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Veja o Atlas AQUI

O desempenho do Município foi destaque no portal do Jornal O Povo na última quarta-feira (1º). Com o título ‘Quatro cidades cearenses tem IDHM classificado como alto’, o texto destaca a evolução dos indicadores utilizados pela índice que tem base no Censo de 2010. O IDHM leva em conta Renda, Longevidade e Educação como as três dimensões principais.

Confira AQUI a matéria do O Povo Online 

Nas últimas duas décadas, o IDHM de Sobral cresceu 75,86%, evoluiu de 0,406 (muito baixo) em 1991  para 0,714 em 2010. O crescimento do Município ficou acima da média de crescimento nacional (47,46%) e acima da média de crescimento estadual (68,40%), nas últimas duas décadas.