Programas de prevenção ao uso de álcool e drogas serão implantados em Sobral


A Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas (SPD) do Estado do Ceará realizou, na última terça-feira (21), um encontro com gestores das secretarias municipais de Sobral, para apresentar os Programas de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas que serão implantados, ainda este ano, em dez municípios do Estado. Sobral, Camocim, Caucaia, Juazeiro do Norte, Aracati, Barbalha, Tianguá, são alguns dos municípios que receberão o projeto por serem considerados municípios polos, que concentram grande números de pessoas.

“Como estamos iniciando este processo, precisamos pensar primeiramente, na prevenção”, explicou o coordenador do Centro de Referência Especializado para População de Rua, Jean Ávila. “Após isso, será pensado o eixo do acolhimento e Sobral já tem garantida a instalação de um Centro de Acolhimento”, concluiu.

Os programas irão trabalhar em três eixos; prevenção, acolhimento e tratamento, e a reinserção social e profissional. No início, o trabalho será desenvolvido na área da prevenção, por meio dos projetos ‘Jogos Elos’, ‘Tamo Juntos’ e ‘Fortalecendo Famílias’, que serão implementados principalmente nas escolas, a partir do Ensino Fundamental I, com crianças de 6 a 10 anos, e nos Centros de Referência de Assistência Social do Município.

Os programas são baseados em experiências exitosas, “a metodologia de trabalho do projeto ‘Jogos Elos’, por exemplo, é uma adaptação de um projeto internacional”, afirmou a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Nara Mota. “Como são no máximo 30 minutos, podendo ser adaptada à disciplina que as crianças estão vendo em sala de aula, não interfere na grade curricular,”  finalizou.