Cabra Nossa | Comunidade do distrito de Jaibaras receberá projeto piloto para produção de sorvete com leite de cabra


A Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) de Sobral promoveu uma reunião, na última quarta-feira (12), com produtores de leite de cabra da comunidade de São Domingos, no Distrito de Jaibaras, que fazem parte do ‘Projeto Cabra Nossa’. O encontro foi direcionado para discutir a utilização do leite de cabra na produção de sorvestes, abrindo assim um novo mercado para esses produtores.

“Como esta comunidade já produz o leite de cabra e também polpa de frutas, surgiu a ideia de se fazer uma mistura do leite com as polpas e produzir sorvete”, explicou a professora da Faculdade Luciano Feijão, Tereza Mota. “O objetivo é dar a essas pessoas mais uma forma de rentabilidade”, concluiu.

O projeto é um piloto que está em fase de adequação. “Após a experiência nesta comunidade, poderemos levar a experiência para os distritos de Aracatiaçu, Patos, Caracará e Taperuaba, que também trabalham com a caprinocultura de leite”, afirmou o técnico da Seagri, Valter Cisne. A iniciativa conta com apoio da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), da Faculdades Luciano Feijão e da Faculdades INTA.

Cabra Nossa

O ‘Projeto Cabra Nossa’, consiste na distribuição de caprinos para o sustento de famílias carentes, assegurando alimentação de qualidade para idosos e crianças. A ação, que já recebeu diversos prêmios no Brasil, foi idealizada pelo Padre João Batista Frota, adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Seds) de Sobral.