Izolda Cela | Pela primeira vez uma mulher assume o Governo do Estado do Ceará


Na última sexta-feira (14),  a vice-governadora Izolda Cela se tornou a primeira mulher a assumir o comando do Governo do Estado. Ela ficará como governadora em exercício até o próximo dia 20 de agosto, em decorrência de viagem de férias do governador Camilo Santana (PT) aos Estados Unidos. “Pra mim, é uma honra estar nesse lugar de vice-governadora do Estado do Ceará e agora, nesses dias, com esse afastamento necessário do governador Camilo Santana, respondendo pelo exercício do Governo. Espero cumprir esse papel da melhor forma possível e, no retorno do Governador, poder prestar contas da função exercida” , declarou Izolda Cela. 


A transmissão de cargo, realizada no gabinete, durou cerca de 15 minutos e contou com a presença dos secretários Alexandre Landim (Casa Civil) e Élcio Batista (Chefia do Gabinete) e de Fernando Oliveira, chefe do gabinete da governadora em exercício.

Sobre Izolda


Maria Izolda Cela de Arruda Coelho nasceu em Sobral, em 9 de maio de 1960. É casada com José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Veveu), atual prefeito de Sobral, com quem tem quatro filhos.


A vice-governadora é formada em psicologia (Universidade Federal do Ceará), especializada em Educação Infantil (Universidade Estadual do Ceará) e Gestão Pública (Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA). É mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e professora do curso de Pedagogia da UVA.

Izolda Cela se destacou no meio político com sua gestão à frente da Secretaria de Educação do Ceará, entre 2007 e 2014, quando levou o estado a ser referência no país no setor. Ela foi também secretária de Educação de Sobral de 2005 a 2006 e subsecretária de Desenvolvimento da Educação na gestão municipal de 2001 a 2004.

Leia aqui matéria do Portal Vermelho sobre a interinidade da Vice Governadora.

Leia entrevista feita pelo Jornal O Povo com a vice-governadora Izolda Cela, quando estava a frente da Secretaria de Educação do Estado.