Palácio da Abolição | Prefeito Veveu Arruda participa do lançamento do 'Pacto por um Ceará Pacífico'


O Prefeito de Sobral esteve no Palácio da Abolição, na manhã da última sexta-feira (7), durante a solenidade de lançamento do Pacto por um Ceará Pacífico, ação intersetorial na área de segurança pública inserida no âmbito do Plano de Governo 'Sete Cearás'. O programa faz parte da elaboração do Plano de Governo pautado pelo diálogo com diversos segmentos da sociedade antes mesmo da posse de Camilo Santana e é coordenado pela vice-governadora, Izolda Cela.




"A ideia que se tem discutido desde janeiro é de reunir todos os segmentos. Vamos melhorar a qualidade da saúde, educação, urbanizar as áreas, promover atividades esportivas. Tudo isso discutido com a comunidade, pois são eles quem sentem, no dia a dia, os problemas. Esse movimento não é do Estado, da Prefeitura, do Tribunal de Justiça, ou da Assembleia Legislativa, mas de todos os cearenses", destacou Camilo Santana durante a cerimonia que contou com a presença de cerca de 1500 pessoas, dentre elas o Ministro da Justiça, Eduardo Cardoso.

"É fundamental que juntos, governos federal e estadual, combatam a violência e enfrentem esta realidade que é o que toda a população brasileira deseja. Eu tenho certeza que a segurança pública do Ceará vai enfrentar o crime organizado e a violência com mais eficiência, melhores métodos e bons resultados", afirmou o Ministro da Justiça.

Mentora do 'Pacto Por Um Ceará Pacífico', a vice-governadora Izolda Cela salientou a importância da intersetorialidade das ações do programa. “Os resultados positivos dos índices de crimes violentos letais é, por hora, um mérito das forças de segurança, porém precisamos ver além. Assim, precisamos realizar não só ações específicas de segurança pública, mas ações sustentáveis e intersetoriais para avançarmos ainda mais. Para mim, a questão da diminuição da desigualdade fala com a alma, pois nós que conhecemos um pouco das narrativas do Ceará profundo, sabemos a diferença que se dá na vida das pessoas. Vamos trabalhar numa via de mão dupla, com a participação direta das entidades públicas, privadas e sociedade”,  disse emocionada.

Em Sobral

No último dia 23 de julho, o Programa Ceará Pacífico e o processo de implantações de suas ações foi apresentado aos secretários municipais de Sobral. O encontro coordenado pela vice-governadora Izolda Cela e pelo prefeito Veveu Arruda, contou com a presença de  representantes da ONG Movimento de Saúde Mental Comunitário, que atua no bairro do Bom Jardim em Fortaleza e comandará a implantação do Ceará Pacífico em Sobral. 

“Este primeiro encontro foi direcionado para traçar um planejamento e definir áreas de implantação do projeto piloto. Já no início de agosto, outra reunião será realizada com os gestores da Prefeitura, nela será elaborado o planejamento estratégico”, afirmou o prefeito Veveu Arruda.