Prefeitura realiza reunião para discutir instalação de canil da Polícia Militar em Sobral


A Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) de Sobral realizou, nesta quarta-feira (12), uma reunião para discutir a viabilização da instalação do canil setorial da Polícia Militar no Parque de Exposições José Passos Dias. O local foi escolhido por apresentar um espaço adequado para esta finalidade. Este será o primeiro canil fora de Fortaleza e tem a finalidade de empregar cães no apoio às tropas em ações ostensivas e preventivas que a PM venha executar no Município. “O canil irá abrigar cães treinados para atuarem como farejadores e no controle de rebeliões ou distúrbios civis”, explicou o treinador de cães da PM, Cabo Sânzio.

A nova estrutura terá capacidade de receber até 50 cães, com área de treinamento, box de descanso, enfermaria e local para banho, totalizando uma área de 5 mil metros quadrados, onde irá atuar uma equipe de treinadores, veterinários e cuidadores.

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amma) se encarregou de fazer estudos para determinar o ponto exato da construção. “Todos os aspectos ambientais serão analisados”, explicou o superintendente da Amma, José Wilson Angelim. “Inclusive o impacto às moradias que ficarem próximas ao local”, concluiu.

Além da equipe da Seagri e de representantes da PM, participaram da reunião, profissionais da Amma, da Secretaria da Saúde de Sobral, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), da Ematerce, e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).