Samu comemora 10 anos de serviços prestado à população de Sobral


Na última quarta-feira (5), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou 10 anos de implantação no Município de Sobral. Contando com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes telefônicos e motoristas, o Samu já recebeu cerca de 600 mil ligações e realizou mais de 90 mil atendimentos.

Para comemorar este marco, a equipe do Samu organizou evento na última terça-feira (4), do qual participaram a secretária da Saúde, Mônica Lima, e o vice-prefeito, Carlos Hilton Soares. “Nesses 10 anos, o trabalho de vocês tem sido muito importante para Sobral e região”, ressaltou Mônica. “Sabemos que vocês salvam vidas pelo amor que cada um tem a sua profissão e ao próximo”, finalizou.

Já o vice-prefeito falou do sentimento que tem pelo serviço do Samu. “Fiquei emocionado quando vi a primeira viatura fazer um resgate em Sobral. Eu sabia que isso era mais uma conquista dos sobralenses”, lembrou Carlos Hilton, que em 2003 era secretário adjunto da saúde e teve a oportunidade de conhecer a rede nacional de urgência e emergência em Maceió, Alagoas.

SAMU

O SAMU é um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e atua no auxílio a vítimas após ocorrências de natureza clínica, cirúrgica, traumática, psiquiátrica ou obstétrica, que possam levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. Após esse atendimento, os mesmos são levados a hospitais ou clínicas para uma melhor recuperação. O Samu conta com três ambulâncias, sendo uma UTI Móvel, e uma ‘motolância’ que chega às vítimas mais rapidamente. Disque Samu: 192