Sobral Novo Centro | Prefeito Veveu Arruda apresenta intervenções no patrimônio histórico à comitiva do IPHAN


Em Sobral desde a última terça-feira (18), à convite do prefeito Veveu Arruda, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) conheceram de perto as obras do Projeto Sobral Novo Centro, principalmente àquelas realizadas com recursos do PAC Cidades Históricas. As intervenções chamaram a atenção da comitiva. Eu já conhecia Sobral e me surpreendi. A mudança na Cidade é visível. O impacto das intervenções no espaço público muda a cara da cidade. Essa é uma herança que ficará para o povo”, reconheceu Robson de Almeida, diretor nacional do PAC Cidades Históricas.

Além dos equipamentos que já foram entregues à população, o grupo também visitou as obras das praças Samuel Pontes e Senador Filgueiras, que devem ser concluídas antes do fim do ano. “Sobral é o maior sítio histórico do Ceará e as intervenções que estão feitas, por meio do Projeto Sobral Novo Centro, são quase todas voltadas para o patrimônio histórico, sempre com o objetivo de tornar uma cidade mais bela com mais qualidade de vida para os habitantes. Isso é muito importante”, ressaltou Diva Figueredo, superintendente do IPHAN no Ceará.

“Esse projeto é um sonho antigo. O primeiro desenho do que seria o Sobral Novo Centro surgiu quando eu era secretário municipal de Cultura, na gestão do Cid. Hoje, na condição de Prefeito, fico muito feliz pela visita da comitiva do IPHAN. A presença deles é muito importante para Sobral , não só por conta das obras que estão em andamento, mas novos projetos, como por exemplo, a restauração das igrejas de Nossa Senhora das Dores e Menino Deus; do Palacete dos Barreto; dos museus do Eclipse, Dom José e Madi”, comemorou Veveu Arruda.

Novos Projetos


Vislumbrando essas novas intervenções, foi realizada, na manhã da quarta-feira (19), uma reunião com técnicos e gestores da Prefeitura de Sobral, representantes da Universidade Federal do Ceará e a comitiva do IPHAN. Durante o encontro foram apresentados estudos preliminares para a realização de projetos, como a revitalização da Fábrica de Tecido. Também foram discutidos detalhes das intervenções nos museus Dom José, Eclipse e Madi.