Sobral terá primeiro aeroporto do Brasil no Plano de Aviação Regional

Para tratar da implantação do novo aeroporto de Sobral, o prefeito Veveu participou, nesta quinta-feira (20), em Brasília, de reunião com o Ministro de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, acompanhado do deputado federal, Leônidas Cristino, e do deputado estadual, Ivo Gomes. "Estamos garantindo uma infraestrutura logística para assegurar o desenvolvimento de Sobral e Região Norte, articulado com várias lideranças políticas. Teremos o prazer, de ainda como prefeito, dar início a esta tão importante obra", comemorou o Prefeito sobralense.

Contemplado no Plano de Aviação Regional, do Programa de Investimentos em Logística - Aeroportos ‘do Governo Federal, o novo aeroporto de Sobral será construído a cerca de 22 quilômetros do Centro da Cidade, próximo à rodovia CE-178. A área já foi aprovada pelo Comando da Aeronáutica (Comaer) e iniciados estudos técnicos para licitação do projeto e execução da obra. “Com a presença do prefeito, nós tivemos a oportunidade de constatar que a área do novo sítio aeroportuário, foi aceito pela Secretaria de Aviação Civil. Estamos desenvolvendo todos os estudos e queremos que, com a maior rapidez possível, se tenha, num sítio novo, um espaço muito maior, um aeroporto moderno, adaptado aos novos tempos, que terá habilitação internacional para receber voos. A grande novidade é que estamos projetando lá voos com avião a jato. Então teremos em Sobral, centro de uma região muito importante do Ceará, a possibilidade do deslocamento para o centro do país em aviões a jato", explicou Eliseu Padilha.


O prefeito Veveu Arruda já decretou como área de utilidade pública o terreno onde será construído o novo aeroporto de Sobral, que totaliza 557 hectares.  A previsão é de que, em meados de 2016, seja licitado o projeto para construção do equipamento. A obra, que irá beneficiar mais de 1,8 milhão de habitantes da Região Norte, representará um investimento de cerca de R$70 milhões.

Para o deputado federal Leônidas Cristino, "a reunião foi muito positiva porque o Governo reiterou seu compromisso de construir o novo aeroporto de Sobral. Que será um dos primeiros do Brasil, construídos dentro do Plano de Investimento em Logística - Aeroportos do Governo Federal".

Já o deputado estadual Ivo Gomes disse que saiu muito animado da reunião. "Esse aeroporto é muito importante porque coloca Sobral na rota da aviação civil do Brasil, seja regional ou nacional. Portanto, Sobral ficará ligada aos principais centros urbanos do país, com voos diretos, com escala ou conexão. E também será um atrativo a mais para novos investidores na região", avaliou.

Ouça trecho da entrevista do ministro chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eliseu Padilha.