Sociólogo italiano | Domenico de Masi ministra palestra em Sobral para cerca de 700 pessoas


O sociólogo do trabalho Domenico De Masi, ministrou palestra em Sobral, na noite da última segunda-feira (24), para um público de cerca de 700 pessoas. O italiano, autor do livro ‘O Ócio Criativo’, veio ao Brasil para participar do Seminário Futura Treds, realizado pela Fundação Demócrito Rocha e o Grupo O Povo de Comunicação, em Fortaleza. Convidado pelo prefeito Veveu Arruda, Domenico veio ao Município falar do seu último livro ‘O Futuro Chegou’, que traz a sociedade brasileira como um modelo a ser seguido. “Estamos iniciando um processo de planejamento estratégico no Município de Sobral, com uma visão de futuro para os próximos 30 anos. Não para a Prefeitura, mas para Cidade, para a sociedade. As reflexões do professor Domenico De Masi são importantes para que nós possamos construir com solidez este caminho”, afirmou Veveu Arruda.


A iniciativa do Prefeito foi destacada pelo vice-presidente do Grupo de Comunicação O Povo, João Dummar Neto, idealizador do Futura Trends. “Quando anunciamos a vida do professor De Masi a Fortaleza, a primeira ligação que recebemos foi a do Veveu. Ele teve a sensibilidade de perceber que precisamos de pessoas que olhem longe, que enxerguem o futuro”.Ressaltou Dummar. Nessa perspectiva, o secretário de Educação do Estado, Maurício Holanda, destacou a importância da presença dos profissionais da área para a construção de uma sociedade promissora. “Sobral é um Município que ao longo dessas últimas duas décadas tem dado algumas lições para o Brasil. Mas só tem feito isso, só tem podido ensinar, porque tem estado sempre disposto a aprender. Que a gente continue nesse clima e nessa disposição de ser uma comunidade que aprende”.



O evento; que foi uma iniciativa da Prefeitura de Sobral, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e a Fundação Demócrito Rocha; contou ainda com a participação de empresários, formadores de opinião, educadores, pesquisadores e autoridades municipais. Eles puderam acompanhar, de forma descontraída, as teorias desenvolvidas por um dos maiores pensadores contemporâneos sobre o trabalho e suas implicações nas vidas das pessoas, corporações e países.

Inicialmente, foram abertas 500 vagas, no entanto, diante da procura, mais 190 foram disponibilizadas, todas com acesso gratuito.

Sobre Domenico

Domenico De Masi é autor de um dos títulos mais vendidos em sociologia no mundo, o best-seller L’ozio Creativo, (O Ócio Criativo), livro no qual discorre sobre o ócio como ferramenta para a criatividade no trabalho. Em seu currículo possui outras obras de grande significado como o Trattato di Sociologia del Lavoro e dell’Organizzazione (1985-87) e Il Lavoratore post-Industriale (1985). Em uma de suas mais recentes publicações, O ‘Futuro Chegou: Modelos de Vida para uma Sociedade Desorientada’, ele defende a sociedade brasileira como exemplo mundial. De Masi é, ainda, Professor Emérito de Sociologia da Università La Sapienza, de Roma, instituição da qual foi Reitor na Faculdade de Comunicação. É Fundador da S3.Studium Srl, escola de especialização em ciências organizacionais. Participa também dos mais prestigiados fóruns e seminários sobre os temas de seu trabalho acadêmico em todo o mundo.