Universidade de Harvard | Estratégia Trevo de 4 Folhas é destaque no Programa de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância

Criada pela Prefeitura de Sobral para oferecer assistência social e alimentar para grávidas e crianças de até dois anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, a Estratégia Trevo de 4 Folhas foi destaque na primeira etapa do Programa de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância, que está acontecendo desde o último dia 9, na Universidade de Harvard.

Desta primeira fase do curso participam representantes
de gestões municipais e estaduais, dentre eles
o prefeito Veveu Arruda.
Promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), o Programa está sendo ministrado por pesquisadores e profissionais de nível internacional que lidam com o desenvolvimento da primeira infância e a implantação de programas e políticas. Nesta primeira fase, realizada nos Estados Unidos, participam representantes de gestões municipais e estaduais, dentre eles o prefeito Veveu Arruda.

No módulo 'A necessidade de garantir atenção integral de qualidade à primeira infância', a Estratégia de Sobral no acompanhamento de mães e crianças em situação de vulnerabilidade social, foi citada como experiência exitosa, a ser seguida  por outros gestores. “O trabalho desenvolvido pelo Trevo de Quatro Folhas foi uma das nossas ações que ajudou a reduzir a taxa de mortalidade infantil em Sobral. Esse é um importante indicador da qualidade de vida da população, que temos lutado para diminuir a cada dia”, explicou Veveu Arruda.

O Trevo de Quatro Folhas foi criado em 2001, pela Prefeitura de Sobral, como estratégia para a redução da mortalidade materna e infantil no Município. Em 2012, o projeto contava com 100 padrinhos e madrinhas sociais que contribuem mensalmente para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, que transfere o dinheiro para a Estratégia Trevo. O recurso também é destinado à compra de alimentos, fraldas, roupas e meias para as gestantes.