Workshop Interdisciplinar encerra Semana Sobralense de Aleitamento Materno


A Prefeitura de Sobral encerrou na última sexta-feira (7) a Semana Sobralense de Aleitamento Materno. A campanha, que acontece anualmente, é uma realização da Estratégia Trevo de Quatro Folhas e mobiliza todos os Centros de Saúde da Família do Município, com ações voltadas para a conscientização sobre a necessidade da amamentação, principalmente, nos seis primeiros meses de vida da criança.

Entre as atividades foram destaques a caminhada pelo centro da cidade, a coroação das ‘Princesas do Aleitamento’ e o Workshop Interdisciplinar do Aleitamento Materno. A caminhada, que aconteceu no sábado (1º), reuniu mães sociais, agentes comunitários de saúde, enfermeiros das equipes de Saúde da Família e vários parceiros, chamando atenção da população para a temática. 




Já na quinta-feira (6), aconteceu a coroação das ‘Princesas do Aleitamento’, que premiou 36 mulheres por seus esforços em dar a seus filhos, exclusivamente, leite materno nos seis primeiros meses, apesar das dificuldades enfrentadas. “Fico muito feliz em saber que essas mães amamentaram seus filhos exclusivamente com leite materno durante os seis primeiros meses de vida”, afirmou a secretária da Saúde, Monica Lima.

Para encerrar o evento, na sexta-feira (7), aconteceu o Workshop Interdisciplinar do Aleitamento Materno: uma interface nos direitos da mulher trabalhadora que amamenta. Entre os participantes o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Santa Casa, Faculdades INTA, Faculdade Luciano Feijão, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual Vale do Acaraú e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.