600 alunos da rede municipal de Sobral participam da 2ª fase Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2015

Cerca de 600 alunos da rede municipal de ensino de Sobral participaram da segunda fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015), realizada no último sábado (12), em escolas de todo o País. Nesta fase, os alunos responderam a seis questões discursivas. O resultado final será divulgado no dia 27 de novembro. No ano passado, os alunos de Sobral conquistaram 27 medalhas, sendo 2 de ouro, 9 de prata, 16 de bronze e 120 menções honrosas.

No Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, que conquistou as únicas duas medalhas de ouro do interior do Ceará na Obmep 2014, 26 alunos fizeram a prova este ano. “No ano passado tivemos 26 alunos na segunda fase e 24 premiados. Esperamos mais medalhas neste ano”, afirmou o diretor do Colégio, Pedro Grandson. 


Inaugurado pelo Prefeito Veveu, em 2014, o Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, no Complexo Monsenhor Aloísio Pinto, tem conquistado excelentes resultados em várias competições, como no concurso internacional Canguru de Matemática, na qual conquistou 20 medalhas; classificou 35 alunos para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2015, onde disputam alunos de escolas públicas e privadas; e teve um aluno, Wendel Manfrine, entre os 30 melhores do País na Obmep 2014.

Em todo o Brasil, cerca de 18 milhões de alunos foram inscritos na Obmep 2015 e mais de 888 mil estudantes participaram da segunda etapa da Olimpíada. Promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC), a Obmep visa incentivar o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.