95% das crianças de até 5 anos | Prefeitura de Sobral atinge meta de vacinação contra a poliomielite


A Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil foi encerrada oficialmente pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (31). Em Sobral, a meta de imunizar 95% de todas as crianças com idades entre 6 meses e 5 anos, estabelecida pelo Governo Federal, foi superada pela Secretaria de Saúde do Município.

Apesar do excelente resultado, a Prefeitura ainda disponibiliza doses da vacina em suas unidades de saúde. “As mães que ainda não levaram seus filhos para serem vacinados, podem se dirigir até o Centro de Saúde da Família (CSF) mais próximo de sua residência, portando a caderneta de vacinação, e garantir a imunização”, frisou a coordenadora da Vigilância da Saúde, Francisca Leite Mendonça Escócio. “Nossa pretensão é vacinar todas as crianças dentro da faixa etária da campanha”, finalizou.

Há 26 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Brasil e para manter a doença longe das crianças, campanhas de vacinação ocorrem anualmente. O risco de contágio ainda existe porque em alguns países continuam registrando casos. Em alguns deles, a paralisia infantil é considerada endêmica, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este ano, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, sendo 25 no Paquistão e três no Afeganistão.