Combate à dengue é tema de reunião promovida pela Prefeitura de Sobral


Na última sexta-feira (4), o Centro de Combate de Zoonoses de Sobral foi palco de reunião intersetorial direcionada a debater o combate ao mosquito Aedes Aegypti, visando a diminuição dos casos de dengue no Município. Representantes das secretarias da Saúde; Conservação e Serviços Públicos; Urbanismo, Patrimônio Histórico e Meio Ambiente; Cultura e Turismo; Obras; Combate a Extrema Pobreza; Agricultura; além da Coordenação do Selo Verde; Agenda Ambiental e Superintendência da Autarquia Municipal do Meio Ambiente, participaram do encontro.

No primeiro momento, foi fita uma apresentação com dados epidemiológicos da Dengue no Estado do Ceará e em Sobral. Para a coordenadora da vigilância a saúde, Francisca Leite Mendonça Escócio, “é muito importante mostrar todos dados separados por semanas epidemiológicas, com eles podemos ter uma projeção dos números e direcionar nossas ações”. Em seguida foi apresentado um banco de informações, que mostrou que os principais focos do mosquito estão dentro de casa. “Sabemos que a falta de chuva faz com que a gente armazene água em casa, e a falta de cuidado para esse armazenamento está apresentando um grande risco para os moradores”, completou Escócio. 

O vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton também esteve presente na reunião e lembrou do tripé da dengue. “A doença da dengue tem um tripé que é formado pelo mosquito, o vírus e as ações do ser humano, podemos combater a dengue desde que tiremos um apoio desse tripé”. E também lembrou que uma das maiores ferramentas para combater a dengue é a mobilização social, com a ajuda das redes sociais. “A informação tem que chegar a todos os públicos. Vamos todos juntos combater a dengue”, finalizou.