Conferência debate direitos e oportunidades para mulheres em Sobral

Na terça-feira (15), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sobral (CMDMS) realizou, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, com o tema ‘Mais direitos, participação e poder para as mulheres’. O evento, que contou com palestra da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Estado, Camila Silveira, foi aberto pelo vice-prefeito Carlos Hilton Soares, que ressaltou o desempenho da mulher no crescimento do País. “40% das famílias brasileiras têm as mulheres como chefe. Com isso, elas têm assumido a grande tarefa de projetar o futuro”, afirmou.

Mesmo diante das responsabilidades assumidas pelas mulheres, nos últimos anos,  a pouca articulação política e falta de representatividade foram os principais pontos discutidos no encontro. “É preciso que as mulheres se apropriem de seus direitos e saibam como lutar para garanti-los. Saber que elas são iguais aos homens e que podem defender seus próprios interesses é passo fundamental desse processo”, observou a presidente do CMDMS, Teresa Cristina. 

Ainda durante a Conferência foram elaboradas propostas nos eixos trabalhados, para serem levadas para a Conferência Estadual, que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, em Fortaleza. Dentre elas estão a criação de cursos profissionalizantes, o funcionamento ininterrupto da Delegacia da Mulher, a implantação de uma casa de apoio para mulheres vítimas de violência e a ampliação das ações do CMDMS nos distritos.