Despertar Criativo | Programa oferecerá cursos de formação gratuitos nas áreas da Economia Criativa


Para oferecer oportunidade de formação para jovens nas diversas áreas da economia criativa, a Prefeitura de Sobral lançou, nesta quinta-feira (10), o programa Despertar Criativo, durante a 8ª edição das Vespertinas da Inovação, realizada no Centro de Educação a Distância do Ceará (CED). A solenidade reuniu diversos jovens e contou com a presença da secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Daniela Costa, e do coordenador de Juventude, Igor Bezerra. 

O objetivo é estimular o protagonismo juvenil, por meio das diversas linguagens da economia criativa, potencializando habilidades artísticas e tecnológicas dos jovens, mostrando que existem formas promissoras de empreender através da criatividade. “Nós temos hoje na gestão do nosso prefeito Veveu um ambiente extremamente rico, positivo e aberto para quem deseja empreender. Temos um prefeito preocupado e investindo sempre em busca de novas soluções para pessoas que buscam o primeiro emprego, e criando condições necessárias para quem quer montar seu próprio negócio”, destacou a secretária Daniela Costa.

Cerca de 40% da população de Sobral é formada por jovens de 15 a 29 anos, público prioritário do Despertar Criativo, que oferecerá diversos cursos nas áreas de Empreendedorismo; Gestão Cultural; Artes Visuais; Artes Cênicas; Audiovisual; Cultura Digital; Tecnologia; Moda; Gastronomia; Urbanismo e Arquitetura; Memória, Patrimônio Cultural e Ofícios Artísticos; e Trabalhadores da Cultura. Para definição dos cursos que serão ofertados está sendo realizada uma pesquisa junto ao público-alvo. Participe http://bit.ly/despertarcriativo

“Iremos visitarmos todas as escolas de ensino médio do município e levar conhecimento em forma de painéis, palestras, oficinas e cursos nas diversas áreas da economia criativa. Por isso queremos escutá-los e saber quais as áreas de interesse para planejar um cronograma de atividades que envolva os jovens”, explicou o coordenador de Juventude, Igor Bezerra. O programa é coordenador pela Coordenadoria de Juventude (Coojuv), Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE) e Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri), em parceria com o Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) e o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Ceará (Sebrae).