Em setembro | Prefeitura de Sobral dá início a programas de prevenção ao uso de drogas


A partir do próximo dia 29, a Prefeitura de Sobral irá reforçar o combate ao uso de drogas, com a implantação ‘Programa Fortalecendo Famílias’, da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas (SPD) do Estado. Destinado a trabalhar grupos de estudantes com idades entre 10 e 14 anos e seus familiares, a iniciativa tem a proposta de diminuir o uso abusivo e retardamento da idade de iniciação ao uso de álcool e drogas.

O Programa intersetorial envolve ações nas áreas de saúde, educação e assistência social. “Uma dimensão importante trabalhada é a da habilidade para a vida, o desenvolvimento de práticas para enfrentar adversidades e fatores de risco aos quais estamos expostos no cotidiano”, explicou a coordenadora de Prevenção da SPD, Miriam Barreto. “Temos uma grande expectativa na implantação deste projeto em Sobral, primeiramente, pelo apoio do prefeito Veveu Arruda e gestores, mas também por conta do histórico do Município, conhecido por inserir programas pioneiros”, concluiu.

Para possibilitar a implementação do ‘Fortalecendo Famílias’, o material didático do Programa, adquirido pelo Governo do Estado do Ceará, já foi repassado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza de Sobral (Seds).

Com apoio do Ministério da Justiça e da Coordenação de Saúde Mental, do Ministério da Saúde, o Programa também está sendo implantado, simultaneamente, em outros nove municípios do Estado do Ceará, dentre eles, Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Camocim, Quixeramobim, Crateús, Tianguá, Aracati e Caucaia. 

Tamo Junto

Outra frente de prevenção ao uso de drogas, que começa a ser desenhado em Sobral, é o ‘Tamo Junto’. A iniciativa tem como proposta trabalhar com alunos do Ensino Fundamental II das escolas do Município. Nesta fase piloto, a ação será desenvolvida com alunos do sétimo ano da Escola de Ensino Fundamental Raul Monte, no bairro Alto da Brasília. A ideia é fortalecer a relação aluno/professor e a participação das famílias na vida escolar da criança.