Lançada 8ª edição do Projeto ‘A Escola vai ao Cinema'

Na solenidade foram premiados alunos vencedores do concurso de redação em 2014


Representando o prefeito Veveu, o vice-prefeito Carlos Hilton Soares participou do lançamento da 8ª edição do Projeto ‘A Escola vai ao Cinema’, realizado na última sexta (11), no Cinema Renato Aragão. Durante a solenidade, foram exibidos os curtas “O Palhaço”, “A invenção da galinha” e “O Prisioneiro e o Bambu”, produzidos por alunos da rede pública de Sobral, Quixadá e Limoeiro do Norte, respectivamente, durante oficina de animação e selecionados para o Anima Mundi, segundo maior festival de animação do mundo.

Na ocasião, também foram premiados os alunos vencedores do concurso de redação do ano de 2014, com o tema “Minha Escola vai ao Cinema”, na qual relataram a experiência de estar, pela primeira vez, em uma sala de cinema. Se destacaram alunos das escolas José Ermírio de Moraes, Odete Barroso, José Parente Prado, CSTI Maria Dorilene Arruda Aragão, Trajano de Medeiros e Padre Osvaldo Chaves. Os primeiros colocados ganharam um notebook e os alunos destaque da oficina ganharam passe livre para o cinema durante seis meses.


O vice-prefeito Carlos Hilton Soares ressaltou a importância das parcerias e enalteceu a qualidade da educação pública de Sobral. "A gente fica emocionado com a criatividade das crianças. Podem estar nascendo no seio da nossa educação pública um cineasta nacional. Temos que incentivar a cultura, a leitura e a arte, que são alimento para a produção dos alunos", disse Carlos Hilton, que concluiu parabenizando as famílias dos alunos premiados.

Para estimular alunos e professores através do cinema, possibilitando o contato com outras referências culturais, o projeto “A Escola vai ao cinema” promove exibições de filmes nacionais, oficinas de animação e concurso de redação para alunos de escolas públicas, além do seminário de Cine Educação para os professores da rede pública de ensino. O projeto é promovido pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, em parceria com o Pinheiro Supermercado e a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Educação, e conta com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará.

No sábado (12), foi realizado o Seminário Cine Educação, que contou com a participação de 80 professores da rede pública de ensino, sendo um de língua portuguesa e um agente de leitura, por escola. Conduzido pela coordenadora pedagógica do projeto, a jornalista Bete Jaguaribe, o Seminário teve como objetivo capacitar os professores para utilizarem a produção de cinema nacional como material didático em sala de aula.