Sobral se destaca na Avaliação Nacional de Alfabetização



Mais de 97% dos alunos das escolas municipais de Sobral alcançaram desempenho adequado em leitura, segundo a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2014, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), na última quinta-feira (17). No relatório também foram avaliadas as áreas da escrita e matemática, através de provas aplicadas com estudantes do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas.


Segundo os critérios do MEC, são considerados adequados em leitura os alunos que estão nos níveis 2, 3 e 4. O resultado de Sobral na leitura (97%) foi superior à média cearense (85%), nordestina (65%) e nacional (78%). Em todo o País, cerca de 2,5 milhões de estudantes participaram da avaliação.

Os excelentes resultados também foram observados na avaliação da Escrita, na qual mais de 81% dos estudantes das escolas de Sobral alcançaram os dois melhores patamares da avaliação (níveis 4 e 5), enquanto a média do Estado foi de 61%, a do Nordeste foi de 47% e a do Brasil ficou em 66%.

Na prova de matemática, 77% dos alunos sobralenses demonstraram nível adequado de aprendizagem, percentual bem superior à média do Ceará (48%), do Nordeste (26%) e do Brasil (43%).

Município leitor

Sobral desenvolve uma política de incentivo à leitura, que lhe conferiu reconhecimento como Município Leitor, no ano passado. Entre as atividades que promovem a leitura estão a Brinquedoteca Municipal, grupos de contadores de histórias, leitura no turno complementar ao período regular de aula, professores comprometidos em dedicar uma hora por semana à leitura, contratação de agentes de leitura, entre outras.

A Avaliação Nacional da Alfabetização faz parte das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) criado em Sobral e ampliado para o Estado do Ceará, em 2007, pelo então Governador Cid Gomes. A meta do PNAIC é alfabetizar todas as crianças brasileiras até 8 anos de idade, em parceria com municípios e estados.