Novo aeroporto de Sobral é destaque na TV Diário



A definição do terreno onde será construído o novo aeroporto de Sobral e a perspectiva padrão do equipamento foram tema de matéria da TV Diário, gravada nesta terça-feira (1º). Durante a entrevista, o prefeito Veveu Arruda falou da importância da concretização do projeto. “Eu, quando tomei posse, entendi que, para a promoção do desenvolvimento em Sobral e na Região Norte, era necessário o reforço no transporte aéreo. O nosso atual equipamento, não responde mais à necessidade dos dias atuais, quanto mais à necessidade do futuro. E foi pensando nisso que eu fui atrás de uma alternativa para construir um novo aeroporto”.

A nova estrutura, que ficará localizada em um terreno de 557 hectares, distante 22 quilômetros do Centro de Sobral, faz parte do Plano Nacional de Fortalecimento de Aviação Regional, da Presidência da República. “A partir das nossas idas ao Ministério da Aviação Civil e das articulações com o Departamento Estadual de Rodovias (DER), nós nos antecipamos, fizemos um estudo e a área ofertada pela Prefeitura para receber o equipamento foi aceita pela Secretaria Nacional da Aviação Civil”, comemorou Veveu.


Com o decreto desapropriatório assinado pelo Prefeito, a partir de agora serão feitos os estudos preliminares para definir o tamanho da pista, que poderá ser de 1600 a 2400 metros. Também serão tomadas medidas administrativas como licença ambiental e elaboração dos projetos de engenharia e arquitetura. Estas etapas, devem ser finalizadas até o final deste ano, sendo seguidas pelo processo licitatório. Uma vez iniciadas, as obras devem ter duração de cerca de 12 meses.


A implantação do aeroporto possibilitará o pouso e a decolagem de aeronaves de grande porte, como um Boeing. “Assim Sobral receberá não só voos regionais, mas também nacionais, sendo um fator de desenvolvimento da nossa Região”, concluiu. 


TV Verdes Mares


O portal de notícias G1.com, da TV Verdes Mares, também deu destaque ao novo aeroporto de Sobral. Com o título ‘Secretaria de Aviação Civil anuncia novo aeroporto em Sobral, no Ceará’, a matéria tratou do processo de inspeção pelo qual passou o terreno ofertado pela Prefeitura para a construção do novo equipamento. “A área atende a critérios para receber o terminal, como distância até o centro urbano, vias de acesso, uso do solo no entorno, ruído compatível, direção dos ventos, proximidade de outros aeródromos, movimentação de terra, dimensões de área e possibilidade de expansão, dentre outros aspectos operacionais e geográficos”, explicava o texto.