Prefeito Veveu Arruda sanciona Plano Municipal pela Primeira Infância


Para garantir o desenvolvimento integral dos primeiros sobralenses, o prefeito Veveu Arruda sancionou o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) 2015-2024, através da Lei Municipal nº 1.499, de 1º de setembro de 2015, que define e integra ações e políticas públicas de todas as secretarias voltadas para crianças de 0 a 6 anos. 

“Tenho me empenhado em garantir todo um percurso formativo de qualidade para as nossas crianças para que possam desenvolver todo o seu potencial porque está comprovado cientificamente que é na primeira infância que a criança desenvolve grande parte do potencial mental que terá quando adulto”, afirmou o Prefeito de Sobral.

O Plano Municipal pela Primeira Infância, que também foi aprovado pela Câmara Municipal de Sobral e pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança (CMDCA), é uma iniciativa do Município de Sobral estimulada pelo  Unicef  nos municípios inscritos no Selo Unicef Município Aprovado - Edição 2013-2016.

O Plano é fruto de uma construção coletiva que contou com a contribuição de diversos atores sociais envolvidos com questões relacionadas à primeira infância, através de Oficinas para a Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância, realizadas nas sede e distritos; Seminário de Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância; e Oficinas de Análise Setoriais. “Esse plano não foi criado em gabinete, mas com ampla participação popular sobre o que seria melhor para as nossas crianças em vários eixos e inclusive ouvindo as próprias crianças da educação infantil nos Centros de Educação Infantil”, explicou a articuladora municipal do Selo UNICEF, Carmen Soares.

Leia AQUI o Plano Municipal pela Primeira Infância 2015-2024 

Educação

Para garantir um percurso formativo de qualidade para as crianças de Sobral, o Prefeito Veveu já inaugurou 8 Centros de Educação Infantil, universalizando o atendimento de criança de 4 a 5 anos na pré-escola e ampliando o atendimento em creches. “Enquanto no Brasil a média de atendimento de crianças de 0 a 3 anos é de 28% da demanda, Sobral hoje já atende a 47% das crianças em creches com as outras creches que estão prontas e vou inaugurar iremos atender a 75% da população de 0 a 3 anos de idade”, disse Veveu.