Projeto Coala concorre ao prêmio Boas Práticas do Programa Prefeito Amigo da Criança

O Projeto Coala foi selecionado pela Fundação Abrinq para concorrer ao Prêmio Boas Práticas, do Programa Prefeito Amigo da Criança gestão 2013-2016, ao qual o prefeito Veveu aderiu e vem desenvolvendo políticas públicas para promoção dos direitos da criança e do adolescente.

O Projeto Coala atua para redução da mortalidade infantil de recém-nascidos prematuros, que recebem atenção médica em casa. A criança tem o peso monitorado e é submetida a constantes avaliações médicas dos sinais de risco, até atingir o peso de 2.500g, evitando os riscos de infecção hospitalar.

Com as ações do projeto, Sobral alcançou a menor taxa de mortalidade infantil da história do município, com 8,5 óbitos a cada mil nascidos vivos. Em 1991, morriam quase 67 crianças antes de completar 1 ano de idade a cada mil nascidas vivas. A queda no número de óbitos infantis foi de 87,65%.

Para conhecer de perto as ações do Projeto Coala, técnicos da Fundação Abrinq estarão em Sobral, em outubro, para uma visita de avaliação e reunião com o Prefeito Veveu e os coordenadores do projeto Coala. 

O Programa Prefeito Amigo da Criança mobiliza os gestores municipais para que se comprometam a desenvolver políticas públicas nas áreas da saúde, educação e proteção, garantindo recursos aplicados na melhoria de vida das crianças e dos adolescentes em seus municípios.

Reconhecimento 

Pelo trabalho desenvolvido para promoção da saúde das crianças de Sobral, em 2012, Sobral foi reconhecido com o ‘Prêmio Prefeito Amigo da Criança 2009-2012’, da Fundação Abrinq Save the Children, com a Estratégia Trevo de Quatro Folhas, ganhadora na categoria Boas Práticas, concorrendo com 954 projetos de todo o País.