130 adolescentes | Prefeitura de Sobral realiza formatura da 23ª turma do Programa Guarda Mirim


Na última quinta-feira (8), a Prefeitura de Sobral realizou a formatura de 130 adolescentes da 23ª turma do Programa Guarda Mirim. A solenidade, que aconteceu na Boulervard do Arco, foi marcada ainda pelo encerramento da 22ª turma, formada por cerca de 90 jovens. Além de familiares e amigos, autoridades participaram da cerimônia aberta pelo Prefeito de Sobral, que destacou a importância do estágio. “Neste semestre temos uma turma maior, exatamente pelo êxito do Guarda Mirim, que tem proporcionado aos nossos jovens uma formação além da escola. Uma formação de cidadania, de preparação para o mundo do trabalho, de integração social”, concluiu Veveu Arruda.




Na ocasião, também foram entregues certificados da comenda Yuri Elson Gomes da Silva a quatro guardas mirins. Da 22ª turma, foram agraciados Luma Vanessa da Silva, por excelente rendimento educacional, e Antônio Janilton Silva dos Santos, por excelente comportamento disciplinar. Já da 23ª turma, nas mesmas categorias, os homenageados foram Ryan Sousa Rocha e Carlos Yllan Ferreira Marçal, respectivamente.

O programa tem um efeito impactante de caráter social, pois tem tornado cada participante um multiplicador do aprendizado adquirido nas diversas comunidades do Município. “Aqui são formados cidadãos. Eles interagem com vários segmentos da sociedade, participam de palestras, valores de moral e ética lhes são passados. Assim, se tornam disseminadores do que aprendem durante o estágio”, destacou o secretário de Cidadania e Segurança, Sidney Moraes.



Criado em 2004, o Programa Guarda Mirim é coordenado pela Secretaria da Cidadania e Segurança e durante 6 meses oferece estágio para 130 jovens. Eles recebem bolsa auxílio e participam de atividades de formação cidadã e de profissionalização, promovendo a integração social e o desenvolvimento pessoal.