Conversa Afiada | Prefeito Veveu Arruda fala como Sobral se tornou referência na educação durante entrevista a Paulo Henrique Amorim


O blog do jornalista Paulo Henrique Amorim publicou a segunda parte da entrevista com o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, intitulada ‘Como Sobral se tornou referência em educação – II’.  A entrevista foi concedida no último dia 12 de outubro, em São Paulo, após divulgação dos resultados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), no qual Sobral ficou em 1º lugar, entre mais de 5 mil cidades avaliadas em todo o País, por oferecer as melhores oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes.

Veja trecho da matéria publicada no Blog Conversa Afiada

A decisão política de investir na educação foi tomada na década de 90, com o então prefeito Cid Gomes que, depois, governou o Estado do Ceará e foi ministro do governo Dilma. Antes disso, tinha diretor de escola que era analfabeto", relatou Veveu Arruda. "Tinha professora que, no tempo de aula, ia até o salão de beleza porque ela também era cabeleireira", complementou.

"O sucesso de Sobral se deve por ações práticas de educação. O prefeito comentou a importância do ensino na primeira infância, desde a gestação até os cinco anos de idade, e revelou que coloca ações nesta faixa etária como prioridade. Ele visa, também, a universalização do ensino infantil. Veveu informou que serão construídas 16 escolas de tempo integral, que receberão todos os quase 12 mil alunos do 6º ao 9º ano.”