Gabinete de Gestão Integrada do Município promove reunião para discutir esquema de segurança durante o Carnabral


O Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) realizou reunião, na última terça-feira (29), para planejar o esquema de segurança a ser adotado durante a realização do Carnabral 2015. A micareta acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro na Avenida Cleto Ponte. De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança de Sobral, Sidney Moraes, estão sendo tomadas todas as medidas para garantir a paz durante o evento. “Esperamos ter um Carnabral tranquilo, com a segurança bem executada em todos os dias do evento, já que teremos um aparato de segurança melhor que do ano passado”, ressaltou. 

Por envolver um grande número de pessoas em espaço público, o Carnabral contará também, com apoio das forças de segurança do Estado. A ação conjunta terá participação da Guarda Civil Municipal, Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvell de Urgência (Samu), Conselho Tutelar, entre outros. Além disto, uma empresa de segurança privada, contratada pela empresa produtora da micareta, também atuará no evento.

Assim como aconteceu no ano passado, o Carnabral deste ano contará com uma Delegacia Móvel, facilitando o registro de ocorrências. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) utilizará torre com câmeras de segurança que irão transmitir as imagens diretamente para as centrais de comando, local e de Fortaleza.

Ciopaer e Raio

Na próxima quinta-feira (8), será inaugurada em Sobral unidade da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas e do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) da Polícia Militar do Ceará. “Todo este aparato já estará à nossa disposição durante os três dias do evento, para atuação não só no local, mas na cidade”, lembrou Sidney, destacando que o Rejubilar, evento da Igreja Católica que ocorre paralelamente ao Carnabral, também será atendido.