Governador Camilo Santana é agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da UVA

O governador Camilo Santana recebeu, na última sexta-feira (23), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual Vale do Acaraú. A outorga faz parte das comemorações pelo 47º aniversário de fundação da UVA e contou com a presença da vice-governadora, Izolda Cela, do prefeito Veveu Arruda dentre outras autoridades civis, militares, eclesiásticas e convidados.


O título de Doutor Honoris Causa é a principal honraria dentro do cerimonial universitário. Concedido pelas Universidades à personalidades, mesmo que estas não tenha um curso universitário, mas que se destaque em áreas como, por exemplo, cultura, ciências ou, ainda, na promoção da paz e desenvolvimento social e humano, destacando-se também por sua honra.


"Para mim é uma honra receber esta importante comenda e ela só aumenta a minha responsabilidade de sempre investir nas universidades estaduais para nos ajudar a vencer os desafios do Estado, como a convivência com a estiagem, as potencialidades de cada região entre tantos outros. Aqui eu reafirmo o compromisso de valorizar sempre a UVA e as demais universidades estaduais do Ceará", disse o governador.

Também foi agraciada com homenagem póstuma a professora Maria Norma Maia Soares.

O governador Camilo Santana teve a propositura de seu nome ao Conselho Universitário da UVA feita pelo professor José Osmar Fonteles. "A comenda foi concedida, sobretudo, pela sensibilidade que teve o governador Camilo Santana em receber os professores e alunos da UVA, ouvir as reivindicações e atendê-las dentro do possível", afirmou. Fonteles destacou também a carreira acadêmica do governador Camilo Santana, que é professor universitário na área ambiental, como relevante para a outorga do título.



O reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho, destacou que Camilo Santana atendeu a uma antiga reivindicação de alunos e professores: "Já temos o nosso restaurante universitário e a residência universitária que foi comprada, além da autorização para realização de concurso público para a contratação de novos professores. O governador Camilo Santana tem atendido as demandas da UVA muito antes de assumir o cargo de governador, seja como deputado ou secretário de Estado".

Compareceram à solenidade o ex-governador Cid Gomes, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, o presidente da Assembleia,  Zezinho Albuquerque, os secretários Inácio Arruda (Ciência e Tecnologia) e Lúcio Gomes (Cidades), os deputados Leônidas Cristino (federal) e Professor Teodoro Soares  (estadual), além de diversas autoridades e lideranças universitárias do Estado do Ceará.