I fórum do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais é realizado em Sobral


Para fortalecer ações de planejamento, gestão fiscal e gerenciamento de projetos urbanísticos, a Secretaria das Cidades do Ceará promoveu em Sobral, nesta quarta-feira (14), o I Fórum Regional do Vale do Acaraú, do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais. O encontro, realizado no Centro de Convenções, reuniu engenheiros, ambientalistas e gestores de oito municípios do Vale do Acaraú. Representando Sobral, estiveram a secretária de Urbanismo, Patrimônio Histórico e Meio Ambiente (Seurb), Gizella Gomes, e o secretário adjunto de Obras, Júnior Parente.


O Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais é uma ação de assistência técnica para as Prefeituras que estejam planejando o desenvolvimento e reordenamento urbano dos municípios. “Aqui, em Sobral, como cidade polo do Vale do Acaraú, além de já termos inúmeros projetos em andamento com a parceria da Secretaria das Cidades, nosso objetivo é conseguir ainda mais apoio para execução de intervenções como a obra no Parque José Euclides”, afirmou Gizella Gomes.

Um dos objetivos do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais é ampliar a capacidade fiscal e institucional das Cidades Polo do Vale do Acaraú e do Jaguaribe, para que elas possam expandir sua capacidade de investimento no desenvolvimento urbano, contribuindo para o desenvolvimento regional. “O Programa é estruturado por três componentes: melhoria da infraestrutura urbana; apoio ao desenvolvimento regional e melhoria de sistemas de registro e formalização de empresas; e modernização da gestão municipal e fortalecimento da Secretaria das Cidades”, explicou o coordenador do Projeto, Tiago Brasileiro.