Jornal O Estado de São Paulo destaca sucesso educacional de Sobral

A experiência educacional de Sobral, que o colocou como município com a maior nota no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), foi tema do editorial do jornal O Estado de São Paulo desta terça-feira (13), um dos mais influentes jornais do País. Sobral foi avaliado como o município que oferece as melhores condições de ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes, ao obter a nota 6,1.

Com o título ‘A prioridade educacional’, o editorial destaca que as melhores notas no IOEB foram alcançadas por municípios pequenos, que mais contribuem para o sucesso educacional de seus jovens. Para a análise, o índice leva em conta toda a educação básica (infantil ao ensino médico) das redes pública, privada e, ainda, se ‘todas as crianças e adolescentes em idade escolar, estão ou não na escola.’

Veja trecho do Editorial, que destaca a educação de Sobral como experiência de sucesso que deve ser exemplo para os demais municípios do País:

“Entre as 10 cidades mais bem pontuadas, 4 são do Ceará (Sobral, Groaíras, Porteiras e Brejo Santo), 3 de São Paulo (Novo Horizonte, Paranapuã e Monte Castelo), 1 do Rio Grande do Sul (Centenário), 1 do Paraná (Bom Sucesso do Sul) e 1 de Minas Gerais (São Domingos das Dores). Um dos objetivos do Ioeb é identificar e difundir as experiências de sucesso. Segundo Fabiana de Felício, economista e uma das desenvolvedoras do novo índice, ‘enquanto estávamos produzindo os estudos, um dos colaboradores disse que Porteiras (CE), que ficou em terceiro lugar, bebeu na fonte de Sobral’, o município que obteve a maior nota do País.”

Leia o Editorial do jornal O Estado de S. Paulo

Leia matéria completa sobre o resultado de Sobral no IOEB