Mais Infância Ceará | Prefeito de Sobral participa de planejamento de ações para Primeira Infância do Governo do Estado


O prefeito Veveu Arruda e representantes da Secretaria da Educação de Sobral participaram, na sexta-feira (16) e sábado (17), em Fortaleza, do Encontro de Planejamento Estratégico do Programa Mais Infância Ceará. Com o objetivo de planejar estratégias, inovações e ações para o desenvolvimento integral da Primeira Infância nos próximos 10 anos, o encontro foi conduzido pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite e reuniu representantes das principais entidades ligadas à infância, de órgãos estaduais, federais e municipais.



Para Veveu Arruda, a iniciativa demonstra que o Governo do Ceará prioriza a Primeira Infância. “Esse encontro tem uma importância muito grande, é uma iniciativa louvável. Tenho certeza que os resultados desse encontro serão muito úteis para o planejamento estratégico dessas ações no Estado do Ceará em uma visão de dez anos”, destacou.

Plano Municipal pela Primeira Infância 2015-2024



Sobral já tem um Plano Municipal pela Primeira Infância 2015-2024, sancionado pelo Prefeito através da Lei Municipal nº 1.499, de 1º de setembro de 2015, que define e integra ações e políticas públicas de todas as secretarias voltadas para crianças de 0 a 6 anos. O Plano é fruto de uma construção coletiva com a contribuição de diversos atores sociais ligados à primeira infância, através de oficinas e seminário para a elaboração do Plano, realizadas na sede e nos distritos.

“É um planejamento da ação do município de Sobral, que envolve entidades da sociedade civil, universidades, igrejas, para o cuidado e zelo que devemos ter desde que a gestação para assegurar para as crianças um desenvolvimento físico e intelectual adequados porque está comprovado cientificamente que é na primeira infância que a criança desenvolve grande parte do potencial mental que terá quando adulto”, explicou o prefeito.