Moradores dos distritos de Patos e Jaibaras participam de reuniões sobre regularização fundiária

Na última terça-feira (13), moradores dos distritos de Patos e Jaibaras receberam a visita do diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Walter Gomes, acompanhado pelo deputado estadual Ivo Gomes e o pelo procurador do Município, Lourenço Arcanjo. A comitiva esteve nas duas localidades para tratar da regularização fundiária de moradores de áreas da União.

Durante o encontro, foram esclarecidas dúvidas dos colonos e determinada a formação de uma comissão para realizar os primeiros levantamentos topográficos, já na próxima semana, para regularização do papel da terra. “Prioritariamente serão regularizadas a situação dos 122 colonos que ocupam as áreas do DNOCS. Iremos negociar para fazer uma coisa justa para todos”, afirmou Walter Gomes.

O deputado Ivo Gomes reafirmou seu compromisso de lutar para que os pequenos irrigantes possam ter a escritura da terra em mãos e ressaltou que está a serviço dos moradores das localidades. “O nosso sonho é ver todas as situações dos moradores regularizadas porque com a titularidade da terra, os agricultores poderão ter acesso a crédito, a aposentadoria e uma série de outros benefícios que só são possíveis com essa formalização”, disse Ivo Gomes.



Outro ponto abordado pelo deputado Ivo Gomes foi a construção da estrada no distrito de Jaibaras. “Juntamente com o prefeito Veveu iremos reivindicar a estadualização da estrada que passa por dentro da área do DNOCS para que o Governo do Estado possa fazer a pavimentação. Assim teremos estradas com qualidade para que as pessoas possam se locomover para fazer seus negócios, para escola, médico, para lazer”, completou o parlamentar.

Com os moradores do Jaibaras a reunião foi realizada no galpão da Associação de Usuários do Distrito do Perímetro Irrigado Ayres de Sousa (Audipas), no setor I, e também contou com a participação do vereador Carlos do Calisto; do Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do DNOCS, Laucimar Loiola; do procurador chefe do DNOCS, Arlen Sousa; de técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária; e de líderes comunitários.