Novo sistema de reaproveitamento de lixo em Sobral é destaque na TV Diário


A parceria entre a Prefeitura de Sobral, Governo do Estado e Votorantim Cimentos para a implantação do novo sistema de reaproveitamento de lixo do Município foi tema de matéria da TV Diário, gravada nesta terça-feira (6), no Aterro Sanitário de Sobral. Durante a entrevista, o secretário de Conservação e Serviços Públicos de Sobral Jorge Trindade, falou sobre a ideia do projeto. “A proposta é reaproveitar grande parte dos resíduos produzidos em Sobral e em mais 14 municípios da Região Norte, que compõem o consórcio, em um sistema alternativo de produção limpa de combustível a partir do lixo, gerando calor nos fornos da indústria cimenteira”, explicou.

Ainda segundo o Secretário, “este é um processo totalmente limpo, sem nenhuma emissão de material particulado, nem emissão de nenhum gás tóxico”.  Além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a necessidade de preservação do meio ambiente, a iniciativa é uma grande vantagem para os municípios porque os rejeitos destinados ao Aterro ficarão em torno de 10%, percentual praticado por países da Europa. Assim, Sobral será o primeiro município no Brasil a implantar esse modelo de reaproveitamento de lixo, em parceria com o Governo do Estado, os municípios da região e a empresa Votorantim Cimentos.

Votorantim Cimentos

Desde os anos 60, com a instalação da primeira unidade da Fábrica de Cimentos em Sobral, a Votorantim tem sido parceira do Município em programas sociais para desenvolvimento da cidade, como na implantação da Escola de Música de Sobral; atualmente, trabalha no desenvolvimento do Programa de Apoio à Gestão Pública, para modernização administrativa; e no planejamento estratégico para Sobral, numa visão de futuro dos próximos 30 anos.