Prefeitura de Sobral estuda parceria para reaproveitamento de resíduos como combustível


Visando firmar parceria para implantação de sistema de reaproveitamento de lixo na produção de combustível para a indústria em Sobral, o governador Camilo Santana recebeu, na manhã desta segunda-feira (5), no Palácio Abolição, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, e diretores da Votorantim Cimentos. Também participaram da reunião, o chefe de gabinete, Élcio Batista; o secretário das Cidades, Lúcio Gomes; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; o procurador Geral do Estado, Juvêncio Viana, e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Ferruccio Feitosa.

À tarde, a comitiva visitou o Aterro Sanitário de Sobral e a fábrica de cimentos do grupo instalada no Município. Pela proposta, a Votorantim Cimentos reaproveitará grande parte dos resíduos produzidos em Sobral e em mais 14 municípios da Região Norte, como Combustível Derivado de Resíduos (CDR), um sistema alternativo de produção limpa de combustível a partir do lixo para geração de calor nos fornos da indústria cimenteira.

“É um processo totalmente limpo, sem nenhuma emissão de material particulado, nem emissão de nenhum gás tóxico”, explicou o diretor Técnico Global da Votorantim Cimentos, Álvaro Lorenz, que também destacou a iniciativa da Prefeitura de Sobral. “Esse é o primeiro passo que estamos dando, mas acho que a iniciativa e o protagonismo da Prefeitura de Sobral com a parceria do Governo do Ceará permitirão que tenhamos certeza que isso será extremamente bem sucedido”, afirmou. 


Segundo o prefeito Veveu, além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a necessidade de preservação do meio ambiente, a iniciativa “é uma grande vantagem para Sobral e os 14 municípios que compõem o consórcio porque os rejeitos destinados ao Aterro ficarão em torno de 10%, o que é o percentual praticado por países da Europa. Seremos o primeiro município no Brasil a implantar esse modelo em parceria com o Governo do Estado, os municípios da região e a Votorantim”.

Sobral já preparou seu Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Sobral (PGIR2S), disponível para consulta pública no blog da Prefeitura de Sobral. Atendendo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, também está pronto o projeto de engenharia e deverá ser licitado em novembro para construção da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que substituirá o atual Aterro Sanitário e atenderá a 15 municípios que compõem o Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes). 

Para o titular da Secitece, Inácio Arruda, transformar resíduos em energia é muito positivo para Sobral, Região e para o Estado do Ceará. “Irá transformar Sobral numa cidade símbolo de eficiência energética, diminuindo a emissão de carbono para a atmosfera. Fazer com que o crescimento econômico de Sobral, com o aumento da planta da Votorantim, seja com um menor impacto ao meio ambiente é tudo que qualquer município deseja. É essa junção que a Ciência e Tecnologia tem que ajudar a resolver”, afirmou Inácio Arruda.



Desde os anos 60, com a instalação da primeira unidade da Fábrica de Cimentos em Sobral, a Votorantim tem sido parceria do Município em programas sociais para desenvolvimento da cidade, como na implantação da Escola de Música de Sobral; atualmente, trabalha no desenvolvimento do Programa de Apoio à Gestão Pública, para modernização administrativa; e no planejamento estratégico para Sobral, numa visão de futuro dos próximos 30 anos.