Sobral Novo Centro | Prefeitura e Iphan lançam projeto de financiamento para intervenções em imóveis privados do sítio histórico


Na última quinta-feira (8), representantes das prefeituras de Aracati, Fortaleza, Sobral e Viçosa do Ceará, estiveram reunidos na sede do Instituto do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional (Iphan), em Fortaleza, para ajustar os últimos detalhes do segundo edital do Projeto de Financiamento de Imóveis Privados. Com previsão para entrar em vigor até o fim de 2015, o programa de financiamento visa  oferecer crédito, com juros e formas de pagamento diferenciados, para intervenções em imóveis do sítio histórico dos municípios.

De acordo com a secretária Gizella Gomes, que representou Sobral no encontro, o edital é uma oportunidade para proprietários de imóveis do sítio histórico realizarem suas reformas, respeitando as regras impostas pelo tombamento do Iphan. “Os projetos serão encaminhados para Prefeitura e Iphan, onde serão avaliados. Com seus projetos aprovados, os donos dos imóveis terão acesso a financiamento junto ao Banco do Nordeste”, explicou. 


Uma novidade deste edital é que, os proprietários que estiverem dentro do perfil de ‘baixa renda’, terão apoio das assessorias técnicas da Prefeitura e do Iphan para o desenvolvimento dos seus projetos.