Sobral tem melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira entre 5.241 cidades avaliadas em todo o país


Sobral é o município do Brasil que oferece as melhores oportunidades de educação de qualidade para crianças e adolescentes. Foi o que apontou o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado nesta quarta-feira (7), pelo Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Lemann.

Com nota 6,1, Sobral conquistou o 1º lugar entre 5.241 cidades avaliadas em todo o país, resultado superior ao do Ceará (4,6) e do Brasil (4,5). Entre os dez primeiros colocados, Sobral é o maior de todos com uma população estimada em 202 mil habitantes, segundo o IBGE. Desenvolvido pelos mesmos criadores do Ideb, o IOEB engloba da educação infantil ao ensino médio de todas as redes educacionais do município - rede estadual, municipal e privada-, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar. 


O IOEB revela que uma pessoa que mora em Sobral tem melhores oportunidades de atendimento educacional de qualidade que alguém que mora em São Paulo, melhor desempenho entre as capitais com nota 4,8, porém na 1.387ª posição no ranking geral de cidades. Entre os primeiros colocados, também estão outros três municípios do Ceará (Groaíras, Porteiras e Brejo Santo) e nenhuma capital.

Esse resultado é reflexo da política educacional do Município, que tem como alicerces a formação continuada dos professores, o fortalecimento da gestão escolar, a adoção de práticas rigorosas de avaliação interna e a oferta de infraestrutura de qualidade. As estratégias vêm sendo aperfeiçoadas pelo Prefeito Veveu como, por exemplo, na implantação da educação em tempo integral com a construção de 17 Colégios Sobralenses de Tempo Integral e dos Centros de Educação Infantil, como parte de um conjunto de ações e investimentos para melhorar, ainda mais, a qualidade do ensino no Município. “Estamos assegurando às crianças, adolescentes e jovens sobralenses um itinerário formativo que irá garantir bons resultados na aprendizagem, dotando-os de uma melhor formação educacional, preparando-os melhor para a vida. Todo nosso esforço para melhorar o nosso sistema de educação é para construir um lugar mais justo, solidário, democrático, onde as pessoas sejam felizes”, explica o prefeito de Sobral, Veveu Arruda.



Veja o resultado aqui http://www.ioeb.org.br/ranking
Assista a reportagem do Jornal Hoje http://goo.gl/eG94WQ