Sobral terá primeira Central de Tratamento de Resíduos do Ceará

A Secretaria das Cidades realiza, nesta sexta-feira (2), reunião com os prefeitos membros do Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes). O evento irá discutir a implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR), a primeira no Ceará, para o atendimento dos 15 municípios integrantes do consórcio. A reunião acontecerá no auditório da Escolinha do Detran de Sobral, a partir das 10h da manhã.

O Consórcio é formado pelos municípios de Sobral, Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú e Senador Sá.

Central de Tratamento de Resíduos (CTR)

A Central de Tratamento de Resíduos tem como objetivo substituir os lixões e proporcionar o gerenciamento de diversos tipos de resíduos, reduzindo a poluição e os impactos ambientais e sociais.

Em seu projeto original, a CTR será dividida em quatro partes. A primeira delas constitui-se de uma central de compostagem, que transforma o lixo orgânico em adubo. O segundo módulo está destinado ao tratamento de resíduos da construção civil. Na Central também haverá espaço para o tratamento de poda de árvores e finalmente, um aterro sanitário.

A CTR será construída em Sobral, em uma área total de 114,18 hectares. O empreendimento será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento aproximado de R$25 milhões.