Técnicos da Prefeitura de Sobral participam de treinamento para implantação do Cadastro Ambiental Rural


Técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária de Sobral (Seagri) e da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA) participaram do curso de formação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que aconteceu entre os dias 5 e 9 de outubro, no Instituto Federal do Ceará (IFCE). O treinamento foi promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP) e capacitou um total de 18 técnicos de 10 municípios da região.

Na programação, temáticas como a importância social e econômica do CAR, legislação ambiental aplicada ao CAR, Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), noções de geoprocessamento ao CAR, além de exercícios voltados para a prática do cadastramento. “O objetivo é formar multiplicadores que vão cadastrar os pequenos proprietários rurais, com até 200 hectares, no CAR, além de divulgar as questões relativas a esse cadastro, que é obrigatório”, explicou a titular da Seagri, Luiza Barreto. 

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem o objetivo de integrar informações ambientais das propriedades rurais, compondo, assim, uma base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastramento dos agricultores do município de Sobral está previsto para começar em janeiro de 2016. Saiba mais: Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri): (88) 3611.5835 e Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA): (88) 3613-1674.