Vale do Acaraú | Diálogos Culturais reúne cerca de 200 representantes da cultura regional em Sobral



Realizado na quarta-feira (14), a 5ª edição do ‘Diálogos Culturais’ reuniu cerca de 200 representantes da cultura regional, no Centro de Educação a Distância do Ceará (CED). Com o intuito de promover um debate sobre o desenvolvimento, bem como o fomento das potencialidades de cada região, o encontro contou com a participação de autoridades, artistas, produtores, gestores, educadores, formuladores e articuladores do setor cultural da Região do Vale do Acaraú.

Durante a abertura do debate, o prefeito Veveu Arruda ressaltou os importantes avanços alcançados no campo cultural no Município. “Em Sobral, 2,2% do orçamento é destinado para ações culturais. Também sancionamos a lei 1.471, do Sistema Municipal de Cultura, que visa executar de maneira efetiva as ações e manifestações culturais no Município”, afirmou Veveu Arruda que também anunciou a implantação de uma escola de ensino profissionalizante voltada para a formação cultural.

Já o secretário Estadual da Cultura, Guilherme Sampaio, destacou que “faz muita diferença ter na condução de um Município como Sobral uma gestão tão bem exercida, que tem a compreensão clara do significado da cultura para o desenvolvimento de um povo”.

Além da presença dos representantes da cultura de 20 municípios da Região Norte e dos técnicos da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, compareceram ao encontro a secretária da Cultura e do Turismo de Sobral, Eliane Leite; o secretário adjunto da pasta, Carlos Moledo; a secretária de Urbanismo, Patrimônio Histórico e Meio Ambiente, Gizella Gomes; e a vereadora Christiane Coelho.