Campanha de vacinação contra febre aftosa segue até o início de dezembro

Neste mês de novembro a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri), está promovendo a segunda fase da campanha da de vacinação contra Febre Aftosa. A meta é imunizar as mais de 39 mil cabeças de gado no município distribuídas entre os cerca de 2800 produtores. A campanha se estende até o dia 3 de novembro e conta com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

Para garantir a saúde do rebanho, o produtor deve adquirir a vacina nas revendas veterinárias, aplicá-las no rebanho e depois apresentar duas cópias do cupom fiscal junto com documento que confirme o número de cabeças que possui nos pontos de declaração. O produtor que não se enquadrar na lei estará sujeito à multa. “Se não vacinar seu rebanho até dia 3 de dezembro, ou tendo vacinado, mas não declarar até esta data, o produtor recebe uma multa de quase R$ 17,00, por cabeça de gado”, explicou a fiscal estadual agropecuária da Adagri, Iracelma Arruda. Além da multa, os produtores não poderão tirar documentos como a Guia de Trânsito Animal, que é necessária para a venda ou compra de animais.

O Ceará possui mais de 2,6 milhões de bovinos e já é considerado Zona Livre Internacional de Febre Aftosa. Segunda a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, a vacinação é importante para que os produtores cearenses possam continuar exportando o rebanho e os produtos derivados para outros estados e países. Em caso de dúvidas, ligue 3611-5835.

Serviço:
Pontos de declaração
Seagri
Rua Viriato de Medeiros, 1205, Centro 
Adagri
Av. José Euclides Ferreira Gomes, S/N, Colina Boa Vista (Parque de exposições José Passos Dias)
Ematerce
Av. José Euclides Ferreira Gomes, S/N, Colina Boa Vista (Parque de exposições José Passos Dias)