Congresso de Saúde Baseada em Evidências segue até sexta-feira (20)

O prefeito Veveu Arruda participou, na última quarta-feira (18), da abertura oficial do ‘I Congresso da Região Norte de Saúde Baseada em Evidências’, realizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O evento, que segue até sexta-feira (20), é promovido pela Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Saúde, e pela UVA e conta com oficinas, cinco minicursos, conferência, mesas redondas e exposição de 131 trabalhos científicos em banner.

Coordenado pelo Núcleo de Evidências de Sobral (NEV-Sobral), o Congresso visa divulgar as práticas em saúde baseadas em evidências científicas para profissionais, pesquisadores, gestores e estudantes, garantindo um melhor planejamento das políticas de saúde. “Considero extremamente valiosa essa iniciativa por ligar o lugar de trabalho a produção do conhecimento e esse diálogo entre essas duas esferas é uma atividade permanente nossa, mas esse vento é o ápice para que possamos produzir uma política pública mais eficiente aqui em Sobral”, afirmou o prefeito Veveu Arruda.

A Conferência Magna ‘Evidências Científicas, tomada de decisão e a tradução do conhecimento’ foi feita pelo doutor em políticas públicas e pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz, Jorge Barreto. Já o evento de abertura contou com a participação de Verônica Abdala, gerente de Serviços Cooperativos de Informação e Evidências do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e da Biblioteca Virtual em Saúde; da vice-reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne; da Secretária de Saúde de Sobral, Mônica Lima; do secretário adjunto de Saúde, Zezé Leal; da coordenadora do Núcleo de Evidências de Sobral (NEV-Sobral), Socorro Dias; e da representando o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Letícia dos Santos.

Criado em maio de 2013, o Núcleo de Evidências de Sobral (NEV-Sobral) é o primeiro do Ceará e está vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, e à Universidade Estadual Vale do Acaraú/Pró-Reitoria de Extensão.