Em noite de festa Residencial Nova Caiçara recebe mais 256 famílias e Centro de Educação Infantil


Uma grande festa celebrou a entrega oficial de moradias para mais 256 famílias no Residencial Nova Caiçara, na noite dessa terça-feira (24). Com essas, já são 1.108 famílias morando no maior conjunto habitacional do interior do Ceará. Na solenidade, o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, o prefeito Veveu Arruda e o deputado Ivo Gomes assinaram ordem de serviços para construção de dois Centros de Educação Infantil no bairro Cidades José Euclides, na área do Residencial Nova Caiçara, e no bairro Dom Expedito.

O Nova Caiçara contará com 3.364 apartamentos, beneficiando mais de 15 mil pessoas. “Um dos maiores sonhos de uma mãe, de um trabalhador, de um pai de família é ter o teto próprio e sair do aluguel, muitas famílias moravam em situações precárias. Vocês não imaginam a nossa alegria de ver esse empreendimento sendo entregue hoje. São mais de 3.300 unidades que começou com o Governador Cid, na época que eu era secretário, e agora nós entregamos mais uma etapa aqui pra vocês”, afirmou o governador Camilo Santana.



O prefeito de Sobral Veveu Arruda anunciou que em janeiro será realizada uma nova entrega para outras 832 famílias no Residencial Nova Caiçara e ressaltou a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. “Muitas estavam morando em área de risco, compartilhando casa com familiares ou amigos e pagando aluguéis caros e agora vão fazer essa economia e morar num lugar decente. Aqui no Nova Caiçara, assim como todo o bairro José Euclides e Vila União será implantado o piloto do Ceará Pacífico aqui em Sobral”, afirmou Veveu Arruda.



Durante a solenidade o prefeito de Sobral destacou os avançar nas áreas da educação, saúde e desenvolvimento social. “Hoje também comemoramos os resultado de avaliação da educação no Brasil que diz que Sobral tem a melhor educação pública municipal do Brasil e aqui irão morar estudantes dessas escolas. Também comemoramos grandes conquistas na área da saúde como a redução da mortalidade infantil para menos de 10 óbitos a cada mil nascidos vivos e também conseguimos reduzir em 90% a quantidade de famílias que viviam na extrema pobreza. Todas as ações fazem parte da nossa política de fazer de Sobral um lugar bom de se viver”.

A vice-governadora Izolda Cela, coordenadora do Ceará Pacífico, afirmou que a área que envolve o Residencial Nova Caiçara, bairro Cidade José Euclides e Vila União será uma área de implantação de um projeto piloto do Ceará Pacífico. “O desafio que todos devem assumir é transformar aquele lugar num lugar muito bom de se viver, num lugar maravilhoso. A área é muito boa, é uma área da cidade muito bem escolhida, inclusive com uma linda vista da serra, um espaço amplo com acessos que vão ser cada vez melhor estruturados, perto da Estação do VLT. É necessário a cooperação de todos para que tenhamos esse bom lugar de se viver. Aquele território terá a implantação de um novo projeto com reforço na ações de segurança pública e ações de âmbito social, como urbanização, melhoria de iluminação e projetos sociais que visem garantir oportunidades para a juventude”.


Para o deputado estadual Ivo Gomes, “esse é o bairro mais chique de Sobral. Apartamentos novos, todo pavimentado, saneado, drenado, com jardim e equipamentos de esporte. Daqui a pouco vamos começar as creches, as escolas, vai ficar tudo nos trinques. Muitas cidades do Ceará não têm a quantidade de apartamentos que temos aqui. É uma nova cidade que nasce dentro de Sobral. Muito mais feliz do que quem está chegando aqui para morar estão as pessoas que contribuíram para que este empreendimento fosse viabilizado”.

Hoje vejo nascer a nova esperança para várias pessoas, o direito à moradia, à garantia de um lar na extensão da palavra. Esta esperança chama-se Nova Caiçara. Falo em nome das crianças que hoje possuem seu próprio quarto, falo em nome da juventude que dispõe de equipamentos para o seu lazer e agradeço ao prefeito Veveu pelo seu empenho em não medir esforços para que este sonho se tornasse possível”, disse emocionada a liderança comunitária do Residencial Nova Caiçara, Rogena Saboia.



Para Francisco das Chagas, um dos 256 novos moradores do Nova Caiçara,“ é um enorme prazer estar chegando aqui com meus dois filhos e minha esposa. É um lugar excelente e eu tenho muito a agradecer a nossa presidente Dilma Rousseff. Não aconteceria isso se o Governo Federal não tivesse a capacidade de pensar nos mais pobres. Nós estamos aqui hoje representando não os humilhados, mas os escolhidos por um governo que quer o melhor para todos nós. Muito obrigado ao prefeito Veveu, que é uma pessoa competente, tem feito muito por Sobral. A educação de Sobral hoje é a melhor educação do Brasil, segundo o Ideb e nosso prefeito Veveu está de parabéns”.