Em São Paulo | Prefeito Veveu participa do segundo módulo de curso sobre Primeira Infância

Empenhado em cuidar da primeira infância, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, participa, desde esta quarta-feira (11), do segundo módulo do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância - Internacional, em São Paulo. Nesta etapa, que segue até a próxima sexta-feira (13), será apresentado o plano de ação com estratégias adotadas pelo Município para fortalecer as políticas e os programas de promoção do desenvolvimento na primeira infância. 


A participação do Prefeito de Sobral no Programa de Liderança, que teve início em agosto, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, reforça o empenho da gestão em garantir a implementação de ações voltadas para a manutenção dos direitos das crianças, assim como a melhoria na qualidade de vida das crianças. “A primeira infância é a fase mais importante porque o cérebro se desenvolve no primeiro ano de vida mais do que resto da vida toda. É preciso ter um cuidado muito especial nos primeiros dias, primeiras semanas, primeiros meses e primeiros anos porque é quando o cérebro está se formando tanto do ponto de vista físico, orgânico, mas também emocional e psicológico”, explica o prefeito Veveu.



Com o objetivo de engajar formuladores de políticas públicas, gestores públicos e representantes da sociedade civil, e difundir as descobertas científicas sobre desenvolvimento da primeira infância, o curso é uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), formado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o Center on the Developing Child e o David Rockefeller Center for Latin American Studies, ambos da Universidade de Harvard; a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); e o Insper.


Primeira Infância

A Primeira Infância tem sido uma das prioridades da atual gestão, que como resultado dos esforços registrou a menor taxa de mortalidade infantil da história de Sobral, com 8,9 óbitos a cada mil nascidos vivos, enquanto a taxa de mortalidade infantil brasileira é de 15,3. O prefeito Veveu também já inaugurou oito novos Centros de Educação Infantil (CEI), garantindo a universalização da pré-escola (4 e 5 anos) e ampliação para 47% do atendimento de crianças de 0 a 3 anos.

Sobral também tem um Plano Municipal pela Primeira Infância 2015-2024, sancionado pelo Prefeito através da Lei Municipal nº 1.499, de 1º de setembro de 2015, que define e integra ações e políticas públicas de todas as secretarias voltadas para crianças de 0 a 6 anos.