Embaixadora de Cuba visita Sobral para fortalecer parcerias


Sobral recebeu, nesta terça-feira (3), a visita da Embaixadora de Cuba no Brasil, Marielena Ruiz Capote, acompanhada do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. A comitiva foi recebida pelo prefeito Veveu Arruda e secretários municipais, no aeroporto Virgílio Távora, em Sobral, pela banda de música e pelos guardas municipais.


 A primeira visita foi à Praça da Cuba, fruto de um convênio de cooperação cultural e científica celebrado entre Sobral e a província de Havana. “A parceria entre Sobral e Cuba vem de longa data e essa praça é uma demonstração disso. Mas temos oportunidades e devemos identificar novas possibilidades de cooperação e troca de experiências na área cultural em que podemos continuar trabalhando juntos”, afirmou a embaixadora.

Já na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, A embaixadora cubana, acompanhada das conselheiras Cristina Luna e Raciel Proenza e da Cônsul Geral, Laura Pujol, foi recebida com uma apresentação cultural e pode conversar com os 18 médicos cubanos que atuam em Sobral pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. “Para Cuba tem sido uma honra poder contribuir com um programa como esse, numa cooperação que o cubano dá e recebe também, porque vocês têm equipes maravilhosas e temos aprendido muito com esse trabalho com as equipes de saúde. E gostaria de ratificar o compromisso de Cuba de continuar contribuindo para a continuidade deste programa de tanto sucesso, que leva médicos a lugares distantes”, disse a embaixadora.
O prefeito Veveu falou da importância da presença da embaixadora em Sobral. “É uma forma de ampliar e fortalecer as relações que Sobral deseja sempre ter com Cuba não apenas na área da saúde, mas em outras áreas. Cuba tem resultados muito bons em educação, cultura, esporte, nos desafios que Cuba enfrenta com competência e transforma em referência para o mundo”, afirmou Veveu Arruda, destacando os resultados positivos alcançados na sua administração como a menor taxa de mortalidade infantil da história do município (8,9); a redução de 90% do número de famílias em extrema pobreza, e Sobral conquistar o 1º lugar no Brasil como o município que oferece as melhores oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes.

Segundo o secretário Inácio Arruda, “o Governo do Estado do Ceará reconhece publicamente a importância da presença dos médicos estrangeiros, especialmente os médicos cubanos, que são majoritários e dedicados a essa causa, cumprindo o juramento de serem humanos. Sobral é essa cidade acolhedora e vanguardista por tratar de questões que são simples, mas de forma desafiadora. E hoje é referência em qualidade de vida para o nosso Estado e para o País. Alguns programas de Sobral foram alçados a programa nacionais, principalmente na área da educação”.