Encontro da Aprece reúne prefeitos da região em Sobral


Em defesa da ampliação de recursos para a saúde, o prefeito Veveu Arruda participou do encontro regional da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), realizado nesta terça-feira (10), no Centro de Convenções de Sobral. Na pauta do encontro, a nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que ampliará a arrecadação dos municípios para investimentos na saúde.

Existe hoje um subfinanciamento da saúde no país, uma necessidade imperiosa de ampliação dos recursos para a saúde. Por exemplo, aqui em Sobral a manutenção mensal da unidade de saúde custa R$60 mil, mas o Governo Federal só manda R$25 e o restante sai do Tesouro do Município. A CPMF é uma contribuição justa porque só incide em que faz transações bancárias acima de determinado valor e isenta uma faixa enorme da população”, defendeu o prefeito Veveu.

A proposta da entidade em negociação é de uma alíquota de 0,38% para nova CPMF, compartilhada em 0,20% para a União, 0,09% para municípios e 0,09% para os estados.  O próximo encontro será realizado na quinta-feira (12), com todos os prefeitos do Ceará, no Palácio Abolição, em Fortaleza.

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares; e os prefeitos das cidades de Alcântaras, Eliésio Fonteles; de Barroquinha, Terezinha Gomes; de Cruz, Adauto Mendes; de Forquilha, Gerlásio Loiola; de Groaíras, Adail Melo; de Martinópole, Fontenele Viana; de Miraíma, Roberto Uchôa; de Varjota, Rosa Cândida; de Viçosa, Divaldo Soares; e o vice-prefeito de Uruoca, Evilaques da Silva.