Gente Solidária | Fundo Rotativo Solidário é criado por produtores do distrito de Aracatiaçu


Na última segunda-feira (9), grupos produtivos de pescadores, artesãos e gastronomia do 'Projeto Gente Solidária' do distrito de Aracatiaçu se reuniram, no Salão Paroquial para o evento de adesão do recém criado Fundo Rotativo Solidário (FRS) e posse de sua diretoria. Como previsto no ‘Projeto Gente Solidária’, a criação de fundos é uma forma encontrada para financiar os próprios produtores.


A ideia é criar um patrimônio coletivo, para que eles possam se desenvolver de forma participativa, sendo que eles mesmos gerenciam o seu funcionamento. O acesso ao FRS se dará de duas formas. A primeira é para atendimento emergencial de cada investidor. “Se houver a necessidade da compra de um remédio, um botijão de gás ou outra eventualidade, este associado poderá obter um empréstimo junto ao Fundo Rotativo, pagando, em até 30 dias, sem acréscimo de juros”, explicou a consultora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Conceição Faheina, que coordenou a criação do FRS. A outra forma de empréstimo é para investimento dos grupos produtivos. Neste caso, os pagamentos poderão ser parcelados, sendo acrescidos juros de 1% ao mês

Diretoria

O Padre Manuelito Vieira é o primeiro presidente do FRS, que tem como vice-presidente, Eufrázia Chaves. No cargo de secretária, Dalane Araújo; Aglailson Castro é o vice-secretário. A tesoureira é Iranilda Pimenta e a vice-tesoureira, Janina Siqueira. Nesta semana ainda serão inaugurados mais dois FRS, um com o grupo produtivo do Distrito de Taperuaba e outro com os produtores da Localidade de Trapiá.

Gente Solidária

O Gente Solidária atua na formação contínua fomentando o desenvolvimento de empreendimentos, como forma de garantir a ampliação da renda. O Projeto conta com a consultoria do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) e oferece suporte técnico e financeiro a empreendimento solidários, além de facilitar a comercialização das mercadorias produzidas pelos grupos.