III Semana Municipal do Adolescente promove debate, cultura e lazer


A fim de chamar atenção para as pautas dos adolescentes nas políticas públicas municipais, foi promovida, de 26 a 30 de outubro, a III Semana Municipal do Adolescente, que contou com diversas atividades como palestras sobre a saúde do adolescente, oficinas de dança, de culinária e de orientação sexual, festa have, atividades físicas, dentre outras.


Como culminância da programação foi realizado o seminário ‘Ser Adolescente’, organizado pelos próprios jovens, no qual eles “tiveram a oportunidade de debater sobre temas relacionados aos direitos na adolescência, bullyng, trabalho infantil, homofobia; drogas ilícitas e lícitas, letalidade da adolescência e redução da maioridade penal; sexualidade, DST, Aids e gravidez na adolescência”, explicou a articuladora municipal do Selo Unicef, Carmem Soares.

O vice-prefeito Carlos Hilton Soares destacou a importância do protagonismo dos jovens nas políticas públicas. "A participação de todos vocês neste encontro é de extrema importância, uma vez que aqui está sendo colocado em pauta os direitos, a voz e tantas outras questões que envolvem o anseio da juventude sobralense, uma das prioridades desta gestão, visto que representa cerca de 40% da população sobralense", destacou.

A III Semana Municipal do Adolescente foi realizada pela Prefeitura de Sobral, através das Secretarias da Educação, Saúde, Esporte, Cultura e do Turismo, Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza e Coordenadoria de Juventude. A ação contou ainda com a parceria do Selo Unicef, Instituto Teias da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Sociedade de Apoio a Família Sobralense e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Também participaram do Seminário, o coordenador de Juventude, Igor Bezerra; e o secretário adjunto da Sáude, Zezé Leal.