Prefeitura de Sobral garante inclusão de alunos na rede municipal de ensino

 Salas multifuncionais têm recursos para estimular o desenvolvimento dos alunos
As escolas municipais de Sobral contam com 977 estudantes com algum tipo de deficiência. Para garantir que tenham sucesso na sala de aula regular, esses alunos recebem formação complementar, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Todas as escolas municipais têm professor do AEE, que recebem formações mensais para trabalhar com recursos pedagógicos e equipamentos das 23 salas multifuncionais, no contraturno escolar.  

Ao todo, 54 professores do AEE estimulam os alunos a superarem seus limites, como a professora da Escola José da Matta, Rivânia Linhares. “Com afetividade, essas crianças podem se transformar. Isso é muito gratificante”, afirmou a professora.

O Município também foi pioneiro na implantação da figura do ‘cuidador educador’, que auxilia alunos com algum tipo de deficiência (visual, física, auditiva, intelectual) na realização de atividades da vida diária, fortalecendo assim a autonomia e garantindo as condições necessárias para a participação desses alunos na vida escolar. Atualmente, 125 cuidadores atendem a 150 alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Um dos alunos beneficiado é o filho da podóloga Ana Lúcia Pitanga, que mudou da cidade de São Paulo para Sobral neste ano e relata a evolução do filho de sete anos com autismo. “Lá ele estudava numa escola particular, mas eles só passam desenho e pintura. Aqui eu fui muito bem recebida pela Escola [Elpídio Ribeiro, no distrito de São José do Torto], tem transporte gratuito que vem buscar ele na porta de casa e o mais importante é que ele se alfabetizou e está se desenvolvendo”, relata a mãe.

Escola bilíngue
 Estudantes surdos são alfabetizados em Libras. Na foto, professoras e alunos dizem na linguagem de sinais “Libras Sobral”.

Desde 2013, Sobral conta com 22 alunos surdos matriculados na rede municipal de ensino que são alfabetizados em Libras. As aulas de Libras acontecem no contraturno no anexo Rotary Clube, vizinho à Escola Netinha Castelo, e recebe alunos da sede e dos distritos de Rafael Arruda, Torto, Jaibaras e Aracatiaçu, que têm o transporte garantido pela Prefeitura de Sobral. A formatura das duas primeiras turmas será realizada dia 17 de dezembro.

O Município também atende 10 alunos cegos, que estão sendo alfabetizados em Braille, em parceria com a 'ONG Morcegos em Ação'.