Prefeitura de Sobral promove curso de padeiro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Neste mês de novembro a Prefeitura de Sobral, por meio da Agência de Inclusão Produtiva, está concluindo o ‘Curso de Padeiro’ oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo, 16 participantes estão aprendendo a planejar e executar o processo de fabricação de pães, além de adquirirem conhecimento sobre normas ligadas aos padrões de qualidade, higiene, segurança, prevenção de acidentes e preservação ambiental.

Sebastião dos Santos Lopes, morador do Vila União, que soube do curso pelo Centro de Referência de Assistência Social Regina Justa (CRAS), tem o sonho de ter seu próprio negócio. “Já trabalhei em algumas padarias e tenho o sonho de ter a minha própria. Como tenho essa meta, rejeitei alguns empregos nesses últimos meses para poder me qualificar bem”, disse ele. “Estou aprendendo muita coisa aqui. Eu sinto que estou cada vez mais perto de realizar meu sonho”, comemorou.

É muito bom ver o desejo de vencer e o empenho de cada um aqui. Podemos ver que estão se dedicando e aproveitando este momento para poderem colher os frutos mais à frente”, afirmou a coordenadora da Agência, Margarida Melo. “Nosso trabalho é dar esta oportunidade de qualificação que fará uma real mudança na vida de cada um”, concluiu.

O curso, que foi coordenado pela instrutora Luciana Albuquerque do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), terá o encerramento no dia 1º de dezembro. A Agência de Inclusão Produtiva, além de promover cursos do Pronatec, também realiza encaminhamentos para vagas de emprego.